O Santuário

Santuário é um lugar especial, privilegiado, onde Deus manifesta, de modo sensível, a sua misericórdia. Sabemos, pela nossa fé, que Deus, na história da salvação, sempre esteve com o seu povo, em qualquer terra, em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas, por disposição desse mesmo Deus de bondade, certos lugares recebem, de forma única, a sua manifestação. São os Santuários.
Desde o Antigo Testamento os Santuários são pontos de referência para quem busca servir a Deus. As festas antigas eram realizadas no Santuário em Jerusalém, para onde se dirigiam os Judeus do mundo todo. O Evangelho nos conta que Jesus, sua Mãe e São José iam anualmente a Jerusalém prestar, publicamente, seu ato de adoração a Deus (Lucas 2,41-42).
Dentro do Cristianismo inúmeros são os Santuários espalhados pela terra. Já nos primeiros séculos era costume do povo Cristão ir a Roma visitar os túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e essa caminhada a Roma era chamada de “romaria”. Daí surgiu o termo que usamos ainda hoje para quem vai rezar em algum Santuário.
Além de Roma, são famosos em toda a terra os Santuários de Fátima, em Portugal; Lourdes, na França; Assis e Pádua, na Itália; Guadalupe no México; Compostela, na Espanha entre outros... No Brasil, além do Santuário Menino Jesus de Praga, na cidade de Brazlândia – Brasília, temos outros Santuários famosos como de Aparecida, no Estado de São Paulo; Bom Jesus da Lapa, no Estado da Bahia; Bom Jesus de Matosinhos, em Paraíba do Sul - RJ; Santuário do Divino Pai Eterno, Trindade – Goiás, além de outros.
O Povo de Deus é sempre atraído aos Santuários. Alguns por curiosidade turística, mas a grande maioria pela busca do mistério, do sobrenatural, do alívio para seu sofrimento, do milagre, e outras vezes simplesmente movido pelo desejo misterioso de chegar mais perto de Deus. É a busca. Mas o que as pessoas encontram nesses lugares? Fazem uma experiência profunda com Deus, encontram a alegria da participação, sentem o alívio de suas penas, o conforto da Palavra de Deus que é proclamada, partilham da Eucaristia e saem “comovidos pela atmosfera de alegria e esperança que emana de seus irmãos”.
Esta é a principal função dos Santuários: despertar a fé, celebrar a reconciliação e reanimar a esperança.
Quem tem fé e esperança, mergulha-se no mistério, encontra o Sobrenatural, sente o milagre da proximidade de Deus e a transformação do coração. Quem antes, talvez, sentia-se só, carregando o peso de seus sofrimentos, passa a ter consciência de que tem um Deus que nos ama muito, que olha para cada um de nós com um carinho especial. Um Deus que ouve nossas orações e atende os nossos pedidos. Toda pessoa que vai a um Santuário, por curiosidade turística, ou já movido pela fé, acaba sendo envolvida pela graça de Deus. E quando isso acontece, uma vida nova começa a surgir, pois o espírito sacia-se com espiritual, enche-se de graça, transborda-se em alegria e esperança; É a experiência do encontro com Deus. É a misericórdia do Pai que envolve a cada um de nós, seus filhos e filhas.